Lição 2 | Como fazer Arcing?
As categorias de relacionamentos
Compreender as categorias de relacionamento lógicos ajudará você a entender cada um dos relacionamentos mais precisamente, e servirá para que você decida sobre o relacionamento lógico apropriado quando você estiver com dificuldades.
Os relacionamentos lógicos Coordenados em Arcing são usados para indicar o relacionamento entre duas ou mais proposições que fazem sua própria contribuição independente. Isso significa que, enquanto as proposições certamente estarão relacionadas uma à outra, nenhuma está fortalecendo a outra, completando a outra, ou qualificando a outra. Nesta categoria, cada proposição está apresentando um ponto de vista separado.
A primeira subcategoria de relacionamentos Subordinados é de Reafirmação. Todos os relacionamentos nessa categoria indicam que uma das duas proposições está—de alguma forma—apontando para trás e nos dizendo mais sobre a outra proposição. Com Ação-Maneira, a maneira nos diz mais sobre o verbo da ação. Com Comparação, aprendemos mais sobre uma proposição com a outra nos mostrando como ela é. A proposição positiva em Negativa-Positiva está esclarecendo a proposição negativa por contraste, e a proposição de pergunta do relacionamento Pergunta-Resposta está lá para nos contextualizar quanto à resposta. Finalmente, a Ideia-Explicação é aquela que abarca a todas, com a proposição-explicação explicando algo sobre a proposição-ideia.
A próxima subcategoria de relacionamentos Subordinados é Suporte por Declaração Distinta. Com cada relacionamento nessa categoria, somos apresentados a uma nova e distinta ideia que está servindo para transmitir uma conexão lógica. Você sabe que está lidando com um relacionamento nessa categoria quando pode identificar duas ideias claramente diferentes em jogo, em que uma está apoiando, completando ou qualificando a outra.
A subcategoria final de relacionamentos Subordinados é Suporte por Declaração Contrária. Os relacionamentos nessa categoria poderiam também se encaixar na descrição de Suporte por Declaração Distinta acima, mas são separados já que o elemento distinto está expresso de uma forma bem particular. Com esses relacionamentos, uma proposição resvala na outra, e de uma estranha forma, apoia uma à outra. Com o Concessivo, uma proposição apoia a outra ao expressar um ponto de vista contrário cujo reconhecimento reforça a outra proposição. Situação-Resposta é semelhante no fato de que a resposta é surpreendente ou contra-intuitiva—isto é, contrária— à situação.