Lição 4 | Vírgulas e Conjunções

Como funcionam as conjunções

O termo conjunção vem do verbo em latim conjungo, que significa 'juntar'. Uma conjunção é uma palavra que conecta outras palavras, orações, frases ou parágrafos, e como resultado conecta os componentes e/ou pensamentos de uma língua. É uma palavra de ligação.
—Daniel Wallace, Gramática Grega, 667.

Conjunções de Interesse

Conforme indicado acima, conjunções podem conectar palavras e frases únicas, ou unidades gramaticais maiores começando com proposições. Para o propósito de Arcing, conjunções entre palavras únicas ou orações nominais não nos dizem respeito. Considere, por exemplo, Mateus 17:1.
“Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro e os irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte.”
Neste versículo, Pedro, Tiago e João estão conectados pela conjunção "e". Contudo, nem "Pedro" nem "os irmãos Tiago e João" são uma proposição em si mesmos. São todos palavras únicas ou orações nominais e portanto, as duas ocorrências de "e" entre eles não são importantes para nós no que diz respeito a Arcing.
Contudo, "e os levou, em particular, a um alto monte" é uma afirmação e portanto, o "e" que a conecta ao resto do versículo é exatamente o tipo de conjunção que nos interessa no que diz respeito a Arcing.

Colocação de Conjunções

Em termos gerais, conjunções são colocadas entre as partes que elas estão conectando. Contudo, elas também podem vir antes da primeira parte ou de ambas as partes. Conjunções distintas também podem aparecer uma após a outra e ainda assim conectar partes diferentes.
Exemplos de tudo isso podem ser vistos em João 13: 31-34.
Depois que Judas saiu, Jesus disse: "Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele. Se Deus é glorificado nele, Deus também glorificará o Filho nele mesmo, e o glorificará em breve. Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo: 'Para onde eu vou, vocês não podem ir.' "
As conjunções em vermelho são colocadas entre as partes que elas conectam.
As conjunções em azul são colocadas antes da primeira parte que é conectada. O "depois" conecta "que Judas saiu" com "Jesus disse..." (até o fim do discurso de Jesus). O "Se" conecta "Deus é glorificado nele" com "Deus também glorificará o Filho nele mesmo, e o glorificará em breve."
As conjunções em verde trabalham juntamente como um conector único, conectando "Eu disse aos judeus" com "agora lhes digo."
Perceba que esse texto também contém conjunções próximas umas às outras, com "e" precedendo imediatamente "como". É crítico reconhecer que essas são conjunções distintas indicando conexões diferentes.

A Função das Conjunções

Como acontece com palavras em geral, conjunções possuem seu próprio campo semântica. Para algumas conjunções esse campo será pequeno, enquanto para outras será mais amplo. Por exemplo, a conjunção "que" possui um uso significativamente variado e pode indicar Ideia-Explicação, Ação-Resultado ou Ação-Propósito. A conjunção "quando", por outro lado, em uso direto é restrita a indicar um relacionamento Temporal. No próximo passo dessa lição veremos exemplos de uso dessas e outras conjunções comuns.
Deve ser notado que conjunções também podem funcionar retoricamente, sugerindo um relacionamento lógico que não o seu uso comum. Por exemplo, "se" pode implicar em relacionamento de Fundamento ou Inferência (dependendo da ordem das proposições) quando a "condição" indicada já foi presumida ou estabelecida como verdadeira no contexto. 1 João 4.10-11 é um grande exemplo disso.
"Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus nos amou de tal maneira, nós também devemos amar uns aos outros."
João já estabeleceu no verso 10 que Deus nos amou. Portanto, o "se" no verso 11 deve atrair os leitores, e não agir como uma condição verdadeira. Ao invés disso, a lógica do verso 11 é de Inferência. Pode ser parafraseada: Amados, porque Deus nos amou tanto, assim devemos nos amar uns aos outros.

Consideraçõea Especiais

Conforme você verá destacado em algumas das conjunções comuns enumeradas no próximo passo, algumas conjunções também podem funcionar como outras partes-de-discurso. Isso possui o potencial de causar confusão. Portanto, procure entender como isso pode funcionar através dos exemplos no próximo passo.
Em segundo lugar, algumas vezes proposições virão uma após a outra sem nenhuma conjunção as conectando. Esse é um caso frequente entre sentenças, e às vezes ocorre dentro de sentenças (chamado de "assindética" pelos gramáticos). Em tais situações, ainda existe uma conexão lógica presente, mas o relacionamento deve ser discernido unicamente pelo contexto sem a ajuda de uma conjunção.

Arcing (Português)