Lição 8 | Distinções e Relacionamentos mais Profundos

Não existe apenas um arc "correto"

Uma pergunta que ouvimos frequentemente pelos estudantes é se existe um arc correto. Para responder a essa pergunta de forma eficiente, existem algumas questões diferentes que precisamos abordar.

Existem Arcs Incorretos?

Certamente—de três tipos diferentes.
Um tipo de arc incorreto seria um que implica uma falsa doutrina. Esse é o tipo de arc que se fosse visto pelo autor original, ele ficaria muito insatisfeito ao ver que alguém está distorcendo suas palavras para dizer algo que não é verdadeiro. Qualquer um de nós produziria tal arc, mas provavelmente não com frequência se estivermos tentando honestamente entender o texto.
Um segundo tipo de arc incorreto seria aquele que implica coisas verdadeiras, mas não verdades da passagem que foi lida. Neste caso, o autor original reagiria a seu arc dizendo algo como, "Isso é verdade, mas não foi o que eu quis dizer." A razão de criarmos arcs uns com os outros e desafiar conclusões é porque sabemos que esse tipo de erro está presente regularmente em todos os nossos arcs. A esperança, contudo, é de que, ao estudarmos juntos nós possamos ser capazes de descobrir muitos de nossos erros.
O terceiro tipo de arc incorreto é aquele que está incompleto ou que se equivocou quanto aos relacionamentos lógicos. Este, é claro, vem de uma pessoa novata no processo de Arcing. Para aqueles que escolheram receber feedback sobre a discussão, o feedback que vocês receberam em suas tarefas foi primariamente focado em erros desse tipo. Agora que nos aproximamos do fim do curso, esses erros devem se tornar muito menos frequentes.

Existe um Arc Correto?

Sim, mas não de forma impositiva.
Se seu arc representou apropriadamente a intenção do autor original (e portanto, por extensão representa a intenção do Autor Divino), então é apropriado chamá-lo de um arc "correto". Mas é claro que isso não significa que não existe mais a se ver na passagem. Certamente, sempre há mais para se ver! Também não significa que o seu arc agora possui valor inerente como se pudesse ser uma melhoria do texto da Escritura. Seu valor como um arc "correto" está no fato de que ele representa fielmente o fluxo lógico da palavra inestimável de Deus.

Pode Haver Mais de um Arc Correto?

Sim, pode.
Uma vez que nenhum arc jamais poderia capturar tudo que há para se dizer num texto bíblico, outro arc mais do que certamente pode capturar um aspecto diferente daquele texto e da mesma forma estar "correto". De fato, mesmo que dois arcs contenham diferentes escolhas de relacionamento ou combinem as propostas diferentemente, isso não significa que ambos não podem estar "corretos". A razão é que nenhum autor bíblico tinha um arc em mente quando escrevia—os autores tinham significado em mente. Portanto, embora não devamos esperar que aconteça com frequência, certamente haverá vezes em que duas formas diferentes de se relatar uma passagem através de Arcing poderão capturar o significado singular do autor.

Arcing (Português)