Esse conceito de ir além dos arcs de primeiro nível a fim de ver como a passagem inteira se conecta nos traz ao centro do que significa aprender a lógica da Bíblia. E isso é difícil. Muitas vezes, exigirá muita tentativa e erro. No fim, você não pode apenas pesquisar a resposta correta ao final do livro. Resultados devem simplesmente ser testados pela sua coesão.
Neste passo, você será apresentado a um princípio importante de como abordar esse desafio, junto com uma armadilha a evitar.
O Fruto Mais Fácil de Colher
Determinar uma conexão difícil quando o resto da passagem permanece não-combinada pode ser assustador. Então não faça isso! Não existem regras a seguir para conectar arcs no início da passagem. Uma abordagem melhor é simplesmente procurar primeiramente pelo fruto mais fácil de colher. Isto é, começar com lugares onde as conexões parecem mais claras. Na medida em que você o faz, descobrirá que isso frequentemente traz clareza aos pontos mais difíceis.
Na maior parte do tempo isso significará conectar propostas individuais primeiro e então seguir para conectar peças maiores; mas também não existe regra absoluta nesse aspecto. Se você vê uma enorme divisão no texto imediatamente, entã0 você segue adiante e traça os arcs grandes e completa aquele relacionamento. Um exemplo comum no qual você faria isso é numa narrativa quando você lê “[fulano-de-tal] disse” seguido por uma citação daquela pessoa. Essas duas peças se conectam uma à outra em um relacionamento Ideia-Explicação, já que a citação preenche o conteúdo do que foi dito. Visto que isso não é difícil de se ver, seria sensato separar essas partes do início e marcar o relacionamento.
Uma Armadilha a Evitar
Ao procurar pelo fruto mais fácil de colher, é importante não cometer o erro comum de fechar o segundo lado do relacionamento cedo demais. Enquanto a conexão que você está vendo possa ser válida, se a segunda parte não estiver completa quando então você se verá perdido em um mar de confusão enquanto tenta resgatar as partes remanescentes.
Vamos dar uma olhada em Romanos 3:21-26 para esclarecer essa questão.
Erro #1
Neste primeiro arc, você perceberá que 22b foi conectado ao que veio antes como um Fundamento. De fato, se este fosse o fim do pensamento, então Fundamento seria a primeira escolha. Contudo, devemos também notar os dois pontos que vem após a palavra "distinção". Isso indica que o pensamento ainda não está completo. De fato, todo o restante da passagem segue adiante para desembalar 22b, e portanto 22b-26b deveriam primeiramente ser conectados um ao outro sob um arc antes dessa parte ser relacionada a 21a-22a. Em outras palavras, o arc sobre 21a-22b abaixo está incorreto e tornaria bem confusa a tentativa de conectar as propostas remanescentes.
Além disso, ao corrigir esse erro nós também notamos que Ideia-Explicação é um relacionamento mais adequado do que Fundamento, já que todas as principais ideias de 21a-22a são de fato reutilizadas em 22b-26b. (A ideia de "não há distinção" é uma repetição da ideia de "aquele que tem fé.")
Erro #2
Enquanto continuamos a construir esse arc, podemos ser tentados a marcar a Série sobre 23a-24a conforme visto abaixo. Mas novamente, isso abrevia a segunda parte do relacionamento e nos faria tropeçar ao prosseguir se deixássemos nosso arc desta forma. Não existem dois pontos dessa vez para sinalizar a ideia de que 24a ainda não está completo; contudo, ao ler até 24b podemos ver que está respondendo a pergunta, "Como somos justificados por Sua graça como um presente?" (Ação-Maneira). E então compreendemos que isso está continuando a ideia que começou em 24a.
Erro #3
Mas antes de seguir adiante e marcar aquela Ação-Maneira da qual acabamos de falar, conforme foi feito no arc abaixo, devemos considerar se o lado maneira* do relacionamento está completo. De fato, não está. O que é essa redenção em Cristo Jesus? As propostas de 25a-26b respondem essa pergunta, e portanto deveriam ser conectadas primeiro a 24b como Ideia-Explicação.
*Para ser preciso, 24b começa a apresentar os meios para 24a, e não a maneira. Contudo, conforme mencionado no documento Os 18 Relacionamentos Lógicos, o relacionamento Ação-Maneira é também usado quando lidamos com meios.
Então, abaixo está o nosso arco final dessa passagem. Você consegue ver como certos "legos" devem primeiro ser conectados antes de serem colocados junto às outras partes?